Entre bandas nacionais, rock mainstream e lançamentos obscuros, os cinco membros dos Sotz' falam-nos das suas muito variadas influências.
Pedro Magalhães (guitarra)
Alice in Chains - Dirt (1993, Columbia Records)
Este álbum, esta banda… simplesmente BRUTAL! Desde “Them Bones” com um peso pesado nas guitarras até à “Rooster” e “Down in a Hole” com uma brisa agradável e os baixos inconfundíveis de “Rain When I Die” e “Would”, este álbum entranhou-se em mim numa forma inexplicável! Não seria justo falar nesta banda sem referir as letras e voz memoráveis do seu já falecido vocalista, Layne Staley! Uma palavra para definir esta masterpiece? Intemporal!
Este álbum, esta banda… simplesmente BRUTAL! Desde “Them Bones” com um peso pesado nas guitarras até à “Rooster” e “Down in a Hole” com uma brisa agradável e os baixos inconfundíveis de “Rain When I Die” e “Would”, este álbum entranhou-se em mim numa forma inexplicável! Não seria justo falar nesta banda sem referir as letras e voz memoráveis do seu já falecido vocalista, Layne Staley! Uma palavra para definir esta masterpiece? Intemporal!
Metallica - ...And Justice For All (1988, Vertigo Records)
Álbum que me introduziu no metal, um clássico dentro do seu género. Com os riffs avassaladores de “Blackened” e “Dyers Eve” e as intros soberbas das músicas “…And Justice for All” e “To Live Is To Die”, não há como não nos rendermos a este álbum fenomenal!
Álbum que me introduziu no metal, um clássico dentro do seu género. Com os riffs avassaladores de “Blackened” e “Dyers Eve” e as intros soberbas das músicas “…And Justice for All” e “To Live Is To Die”, não há como não nos rendermos a este álbum fenomenal!
Death - Symbolic (1995, Roadrunner Records)
Não me atrevo a comentar sobre este álbum, as músicas falam por si!
João Rocha (guitarra)
Não me atrevo a comentar sobre este álbum, as músicas falam por si!
João Rocha (guitarra)
Megadeth - Rust in Peace (1990, Capitol Records)
Refiro-me sempre a este álbum com enorme carinho pois este foi o primeiro álbum de música pesada que ouvi, com apenas 7 anos. Este foi o álbum que me fez querer aprender a tocar guitarra e me sensibilizou com os seus ritmos tensos e os seus solos cheios de sentimento. Foco os temas “Tornado of Souls” e “Lucretia”.
Refiro-me sempre a este álbum com enorme carinho pois este foi o primeiro álbum de música pesada que ouvi, com apenas 7 anos. Este foi o álbum que me fez querer aprender a tocar guitarra e me sensibilizou com os seus ritmos tensos e os seus solos cheios de sentimento. Foco os temas “Tornado of Souls” e “Lucretia”.
Gojira - From Mars to Sirius (2005, Listenable Records)
Sem dúvida genial! Um trabalho que será para sempre recordado e venerado por muitos. O misticismo existente neste álbum é totalmente contagiante, desde a sonoridade até à temática envolvente no mesmo.
Saliento o tema “World to Come”, uma das minhas músicas favoritas até hoje. Esta música tem a capacidade de fazer o ouvinte se “libertar do mundo real” e ser levado para o mundo explorado no tema.
Sem dúvida genial! Um trabalho que será para sempre recordado e venerado por muitos. O misticismo existente neste álbum é totalmente contagiante, desde a sonoridade até à temática envolvente no mesmo.
Saliento o tema “World to Come”, uma das minhas músicas favoritas até hoje. Esta música tem a capacidade de fazer o ouvinte se “libertar do mundo real” e ser levado para o mundo explorado no tema.
Neurosis - The Eye of Every Storm (2004, Neurot Recordings)
Este é o meu álbum favorito de sempre! É um álbum muito particular. O seu lado puramente ambiental e depressivo é algo que agrada imenso. Acho que a única coisa que posso dizer em relação a este álbum mágico é: “Sintam esta obra-prima!”
Emanuel Ribeiro (baixo)
Este é o meu álbum favorito de sempre! É um álbum muito particular. O seu lado puramente ambiental e depressivo é algo que agrada imenso. Acho que a única coisa que posso dizer em relação a este álbum mágico é: “Sintam esta obra-prima!”
Emanuel Ribeiro (baixo)
Iron Maiden - Edward the Great (2002, EMI)
Nesta árdua tarefa de tentar eleger apenas 3 álbuns que mais me tenham marcado, tenho que referir esta banda que talvez tenha sido a que mais me marcou de várias formas. Esta compilação marca o meu primeiro contacto com Maiden e também com metal em geral. Algo como nunca tinha ouvido, que me mostrou uma nova perspectiva musical tão mais marcante que qualquer outra que tinha até então, e definitiva na minha decisão de pegar numa guitarra e seguir os passos desta sonoridade melódica, dramática, poderosa. Destaco “Flight of Icarus”, “The Wicker Man”, e, claro, “Fear of The Dark”(ao vivo no Rock in Rio), que revela aquela tão emotiva participação do público num concerto de Maiden.
Nesta árdua tarefa de tentar eleger apenas 3 álbuns que mais me tenham marcado, tenho que referir esta banda que talvez tenha sido a que mais me marcou de várias formas. Esta compilação marca o meu primeiro contacto com Maiden e também com metal em geral. Algo como nunca tinha ouvido, que me mostrou uma nova perspectiva musical tão mais marcante que qualquer outra que tinha até então, e definitiva na minha decisão de pegar numa guitarra e seguir os passos desta sonoridade melódica, dramática, poderosa. Destaco “Flight of Icarus”, “The Wicker Man”, e, claro, “Fear of The Dark”(ao vivo no Rock in Rio), que revela aquela tão emotiva participação do público num concerto de Maiden.
Stratovarius - Elements, Pt. 1 (2003, Nuclear Blast)
Power metal! Estilo que me tomou de imediato após a primeira audição deste álbum. Mas penso que isto é mais Stratovarius do que power metal (não gosto de catalogações). Rápido, positivo, grandioso. Destaco “Eagleheart”, “Find Your Own Voice” e “Learning to Fly”.
Power metal! Estilo que me tomou de imediato após a primeira audição deste álbum. Mas penso que isto é mais Stratovarius do que power metal (não gosto de catalogações). Rápido, positivo, grandioso. Destaco “Eagleheart”, “Find Your Own Voice” e “Learning to Fly”.
In Flames - Clayman (2000, Nuclear Blast)
Banda marcante e das que melhor me identifica. Os temas de procura interior. A música que combina a agressividade e a melodia. Derrotista, elaborado, emotivo. Destaco “Only for the Weak”, “Clayman” e “Square Nothing”.
Tiago Silva (bateria)
Banda marcante e das que melhor me identifica. Os temas de procura interior. A música que combina a agressividade e a melodia. Derrotista, elaborado, emotivo. Destaco “Only for the Weak”, “Clayman” e “Square Nothing”.
Tiago Silva (bateria)
Avenged Sevenfold - Nightmare (2010, Warner Bros. Records)
Este foi o álbum que me introduziu ao mundo da bateria. Bastou ouvi-lo uma vez para querer entrar no mundo da música. Cada groove, cada riff, cada música tinha uma presença rítmica brutal que me influenciaram no baterista que sou hoje.
Este foi o álbum que me introduziu ao mundo da bateria. Bastou ouvi-lo uma vez para querer entrar no mundo da música. Cada groove, cada riff, cada música tinha uma presença rítmica brutal que me influenciaram no baterista que sou hoje.
Lamb of God - Ashes of the Wake (2004, Epic Records)
Este é outro álbum que destaco. É um dos meus favoritos de Lamb of God. Tem um groove incrível e que, por ser um registo diferente e fora da minha zona de conforto, serviu bastante para aprender e abrir novos horizontes a nível musical.
Este é outro álbum que destaco. É um dos meus favoritos de Lamb of God. Tem um groove incrível e que, por ser um registo diferente e fora da minha zona de conforto, serviu bastante para aprender e abrir novos horizontes a nível musical.
Dream Theater - Train of Thought (2003, Elektra Records)
Outro álbum sem dúvida que foi o “Train of Thought” dos Dream Theater. Aliás, qualquer um dos álbuns de Dream Theater são influenciadores mas este destaca-se pela força, grooves mais pesados, composição incrível e pela sequência que cria, neste caso com a “The Glass Prison” do álbum anterior (“Six Degrees of Inner Turbulence”).
Dan (voz)
Outro álbum sem dúvida que foi o “Train of Thought” dos Dream Theater. Aliás, qualquer um dos álbuns de Dream Theater são influenciadores mas este destaca-se pela força, grooves mais pesados, composição incrível e pela sequência que cria, neste caso com a “The Glass Prison” do álbum anterior (“Six Degrees of Inner Turbulence”).
Dan (voz)
Беzумные Усилия – Спираль Молчания (2007, Sound Age Productions)
Um álbum que contém tudo o que gosto em música, melodia, ritmos acelerados, peso extraordinário, excelente técnica e acima de tudo alta emoção na forma de transmitir a mensagem das músicas e do álbum em si. Sendo uma banda russa, com letras das músicas em russo, a banda (no meu ver) é extremamente underrated, apesar de ser uma banda que podia ser equivalente aos dinamarqueses Mnemic ao nível da composição polirrítmica e peso em si, o que com tempo tornou-se popular em forma de “djent”.
Um álbum que contém tudo o que gosto em música, melodia, ritmos acelerados, peso extraordinário, excelente técnica e acima de tudo alta emoção na forma de transmitir a mensagem das músicas e do álbum em si. Sendo uma banda russa, com letras das músicas em russo, a banda (no meu ver) é extremamente underrated, apesar de ser uma banda que podia ser equivalente aos dinamarqueses Mnemic ao nível da composição polirrítmica e peso em si, o que com tempo tornou-se popular em forma de “djent”.
W.A.K.O. - The Road to Awareness (2011, Rastilho Records)
Sou um fanboy destes meninos (em todos os lineups), 10/10. Som agressivo com atmosfera misteriosa.
Sou um fanboy destes meninos (em todos os lineups), 10/10. Som agressivo com atmosfera misteriosa.
Colosso - Obnoxious (2016, self-released)
Um trabalho genial, um som refrescante e mensagem profunda.
Um trabalho genial, um som refrescante e mensagem profunda.